Porque trocar ?
Além de estética e valorização do veículo no mercado, o que muitas pessoas não imaginam, é que deve se ter como fator principal para a troca do volante, a saúde e higiene.
Veja abaixo o que a pesquisa realizada na Universidade Queen Mary, em Londres, revela sobre o volante desgastado:
Bactérias
Banheiro Público
Saúde



Possui mais de 700 bactérias por 6,5cm²
Isto é 9x mais bactérias do que um banheiro público!
Algumas destas bactérias, são potencialmente prejudiciais à saúde!
O que leva o volante ao desgaste ?
O esfarelamento prematuro do volante vem sendo observado em todas as linhas de veículos nacionais, e menos nos importados, mas com certeza todos os proprietários de um veículo, mais cedo ou mais tarde, vão passar por este aborecimento.
O problema vem de muito tempo, a linha Palio, por exemplo, fabricado entre janeiro de 2001 e abril de 2003, não mais tiveram seus volantes trocados em garantia. A explicação da montadora era o fato de o carro não estar no período de garantia e não terem sido realizadas adequadamente todas as revisões previstas no manual do proprietário.
Por mais estranha que possa parecer, já que as revisões, normalmente de componentes mecânicos, nada têm a ver com o desgaste do material do volante, a resposta passou a ser adotada por outras marcas como a, Ford, Volkswagen, Renault e Peugeot que receberam reclamações de proprietários com o volante esfarelando.
Desgaste com o tempo
Cerca de 80% do desgaste do volante é ocasionado pelo tempo de uso.

Uso excessivo das mãos contendo produtos abrasivos

Cerca de 95% do desgaste do volante é ocasionado pelo o uso excessivo das mãos contendo produtos abrasivos
Exposição ao sol
Cerca de 70% do desgaste do volante é ocasionado pelo o sol.
